Lay , N., Ortega , E., & Flores , Y. (2024). O Impacto da Integração das TIC no Ensino Superior. Revista Científica Orbis Cógnita, 8(1), 152–167. https://doi.org/10.48204/j.orbis.v8n1.a4609
Esta pesquisa apresenta uma proposta de adaptação e integração das TIC ao sistema de ensino superior da Universidade do Panamá nas diversas disciplinas com o objetivo de reestruturar os espaços de ensino para que possam ser integrados de forma eficaz, a fim de alcançar uma aprendizagem mais ativa. e em consonância com a realidade atual da formação contínua dos estudantes ao longo do ensino superior. O objetivo é apresentar uma proposta de adaptação e integração do uso das TIC no ensino superior da Universidade do Panamá em diversas disciplinas. A metodologia enquadra-se na modalidade quantitativa, desenho não experimental, tipo campo. A população do estudo foi composta por 50 professores e a amostra correspondeu a 35 deles de diferentes faculdades. Para a coleta de dados foi utilizada a técnica de survey, com o apoio instrumental do questionário. Chegou-se à conclusão de que é necessário aplicar um programa de adaptação e integração das TIC na atuação dos professores para alcançar uma melhor eficácia no ensino-aprendizagem.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
Abel Polivio Remache Coyago, Edwin Puente, Gustavo Adolfo Moreno Jiménez. (2017). Uso de las tecnologías de la información en la educación superior. Recuperado: 8 de marzo de 2021, de Dialnet Sitio web: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo
Cruz Pérez, Carlos. Valdés Posada, Oscar Edgardo. (2017) La apreciación que tienen los maestrandos en el uso del tic en la maestría en profesionalización de la docencia superior, modalidad extramural en La ANSP. Recuperado 2 de marzo de 2021. Sitio web: https://revistas.uptc.edu.co/index.php/pr axis_saber/article/view/79
Flores, T. G. (2011). Formación docente para la integración de las TIC en la práctica educativa. Apertura, 3.
Ginger Navarrete Mendieta1, R. C. (2018). Las Tic Y La Educación Ecuatoriana En Tiempos De. Espirales, 127y 128.
Jensen, K. B. (2014). El proceso de investigación cualitativa. I K. B. Jensen (red.), La comunicación y los medios: Metodologías de investigación cualitativa y cuantitativa (s. 425-454). Fondo de Cultura económica.
Juan Alberto Ruiz Tapia, Minerva Martínez Ávila, María de la Luz Sánchez Paz. (2016). El Impacto de las Tics en la Calidad de la Educación Superior. Recuperado: 6 de marzo de 2021, de Revista de Investigación en Ciencias Contables y Administrativas Sitio web: http://ricca.umich.mx/index.php/ricca/arti cle/view/1
Olga Sofía Morales Pacavita. Myriam Cecilia Leguizamón González. (2018). Teoría andragógica: aciertos y desaciertos en la formación docente en TIC. Recuperado: 6 de marzo de 2021. Sitio web: https://revistas.uptc.edu.co/index.php/pr axis_saber/article/view/7926
Ríos Achury, Darío Andrés Tarazona García, Ricardo Alonso. (2018). Definición de un modelo de integración para la utilización de tic en la enseñanza y aprendizaje de modalidad presencial. Recuperado 1 de marzo de 2021. Sitio web: https://bdigital.uexternado.edu.co/handl e/001/797
U Benítez, L Sandra. (2019). El pensamiento complejo y la innovación tecnológica y educativa en las universidades del futuro. Recuperado 2 de marzo de 2021, de Revistas de la ULA Sitio web:http://erevistas.saber.ula.ve/index.php/a dministracioneducacional/article/view/15 846